Ser professor

em Portugal é basicamente ter a profissão mais abaixo na cadeia das profissões.
Um professor tem 3 meses de férias, ganha subsídios e trabalha poucas horas por dia.

Na verdade tudo isto são mitos (menos a parte de ser a profissão mais abaixo na cadeia das profissões). Eu sou recém professora (4 anos de experiência acho que ainda se considera recém) e apesar de as minhas aulas serem um pouco diferentes, tenho já, uma boa noção de como funciona o mundo dos professores, também porque cresci com dois em casa.

Tentando, um pouco, desconstruir estes mitos, podemos começar com a parte das férias: 3 meses... 3 meses como? Nem os próprios alunos têm 3 meses de férias, quanto mais os professores, que na maioria dos casos têm reuniões, papelada para preencher (que não serve para nada...), preparação do ano seguinte, escolha de livros e outros materiais, avaliações. E isto em todos os períodos, não só no último. Claro, um profissional de outra área muitas vezes tem só os ditos 22 dias de férias por ano, mas na maioria das vezes não leva trabalho para casa, nem tem reuniões fora do horário de trabalho.

Outra das situações mais complexas para um professor é o contacto com os encarregados de educação. Enquanto há alguns compreensivos, que efectivamente querem o melhor para os seus educandos, também há sempre aqueles que acham sempre que o seu filhinho não tem culpa nenhuma, o professor é que é um incompetente, dê lá por onde der.

Apesar de tudo não trocaria esta vida por nada - se calhar só por horário completo, a contrato e perto de casa, digo eu, assim na loucura.

Comentários

Mensagens populares